segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vivenciando

Quando pensamos educação temos que partir do pressuposto que conhecemos a clientela e assim formar as bases de uma educação que envolva a liberdade e o respeito as diferenças.

Muitas vezes, nós professores, erramos por não conseguir estabelecer relações com o mundo do educando e pensamos que a educação é uma coisa estática, fora do tempo e do mundo do educando. Não levamos em consideração o conhecimento que nossos alunos trazem consigo, anulamos seus conhecimentos e não os utilizamos como algo já prévio para novas aprendizagens.

Todo o conhecimento que o aluno traz e que nós chamamos de conhecimento popular deve ser respeitado e considerado, portanto pode e deve ser utilizado como base para a elaboração de um conhecimento mais sólido; deveremos partir das experiências vivenciadas por nossos educandos dentro de seu mundo ( família, trabalho, grupos sociais ...) e ir, aos poucos propondo estratégias como pesquisas e projetos que envolvam uma busca mais teóricas destes conhecimentos prévios para que situações limites sejam rompidas.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elaine:

A exigência desse semestre é que vocês linkem teorias aprendidas nos semestres anteriores junto ao tema do TCC, logo, peço que refaças a postagem com esse objetivo, certo?

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Elaine:

Estava olhando o número de postagens e é necessário que poste mais, ok? A obrigatoriedade é a escrita semanal e durante o semestre fizeste 9 postagens. É necessário, no mínimo, mais 2, certo?

Grande abraço, Anice.