Com diálogo, discussão e reflexão. Me apropriando do conhecimento, que obtive com a leitura das obras de Freire, mediei momentos para a discussão e reflexão de temas atuais, que surgiam em aula, ampliando as possibilidades de aprendizagens e envolvimento no processo do conhecimento.
Alguns exemplos:
Leitura das histórias de vida trazidas pelos alunos;
Confecção de linhas de tempo;
Desenhos,, pinturas, imagens, fotos ... ( o mundo)
Expressão corporal ( leitura de gestos, formas de comunicação, expressões do rosto, emoções...),
Registro e relatos de histórias, envolvendo a vida de cada um deles;
Levantamento de dados;
Produção de mapas de ruas, bairros e município;
Leitura de jornais e revistas;
Criação de novas histórias com os mesmos personagens;
Histórias infantis;
Criação de novas ilustrações;
Identificação nos personagens das semelhanças com pessoas que fazem parte da vida da criança;
Comentar, encaixá-las na história, brincar com isso;
Exploração das possibilidades de trabalhar a ortografia, gramática e vocabulário, de forma criativa e divertida.
Descobrir na história o que pode ser relacionado com as outras disciplinas e trabalhar.
Ex.: Onde a história acontece, características do lugar, clima, hábitos regionais, roupas, etc.
Dependendo da história, foi possível encontrar associações com a matemática, história, ciências, artes.
Enfim, bastou o tema e os objetivos a serem definidos para que o trabalho não tivesse limites.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Como utilizei Freire em sala
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Olá, Elaine:
Seria importante se tivesse especificado quais conhecimentos de Freire captasse para a realização destas atividades.
O objetivo do blog é explicar a aprendizagem em fragmentos teóricos e unir com a prática ou com o tema do teu TCC.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário