segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Outra vez Paulo Freire

No livro Pedagogia do Oprimido diz Freire (2007, p.60), “Não podemos esquecer que a libertação dos oprimidos é libertação de homens e não de coisas. Por isto, se não é autolibertação – ninguém se liberta sozinho -, também não é libertação de uns feitos por outros”.

A educação nos parece que seja o método que impregnará de sentido a vida. Mas para dar certo precisamos de pessoas, principalmente educadores, comprometidos com o processo educacional.

O educador deve também se preocupar com o conteúdo ético que seu aluno receberá, pois se formos coerentes, nossas práticas se tornarão mais transparentes e nossos alunos aprenderão a inserir-se em todo o processo educativo e isso provocará mudanças e tomadas de atitude.

O professor precisa aprender a discutir o conteúdo com seus alunos e a necessidade destes, pois um ser educado para autonomia verá o outro também como um ser autônomo e igual.

Para que esta educação libertadora ocorra precisamos fazer com que o aluno entenda que está inserido no mundo e dele faz parte.

Não tenho experiência de EJA, mas tento aplicar , com meus alunos, da maneira possível a teoria de Paulo Freire no que diz respeito a integração do conteúdo com a vida.

Tento fazê-los envolver-se com o que está sendo proposto em aula, levando sempre algo que para eles têm significado

1 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elaine:

Do que trouxeste o que pensas que poderia ser linkado ao tema do teu TCC?

Grande abraço, Anice.