No livro Pedagogia do Oprimido diz Freire (2007, p.60), “Não podemos esquecer que a libertação dos oprimidos é libertação de homens e não de coisas. Por isto, se não é autolibertação – ninguém se liberta sozinho -, também não é libertação de uns feitos por outros”.
A educação nos parece que seja o método que impregnará de sentido a vida. Mas para dar certo precisamos de pessoas, principalmente educadores, comprometidos com o processo educacional.
O educador deve também se preocupar com o conteúdo ético que seu aluno receberá, pois se formos coerentes, nossas práticas se tornarão mais transparentes e nossos alunos aprenderão a inserir-se em todo o processo educativo e isso provocará mudanças e tomadas de atitude.
O professor precisa aprender a discutir o conteúdo com seus alunos e a necessidade destes, pois um ser educado para autonomia verá o outro também como um ser autônomo e igual.
Para que esta educação libertadora ocorra precisamos fazer com que o aluno entenda que está inserido no mundo e dele faz parte.
Não tenho experiência de EJA, mas tento aplicar , com meus alunos, da maneira possível a teoria de Paulo Freire no que diz respeito a integração do conteúdo com a vida.
Tento fazê-los envolver-se com o que está sendo proposto em aula, levando sempre algo que para eles têm significado
1 comentários:
Olá, Elaine:
Do que trouxeste o que pensas que poderia ser linkado ao tema do teu TCC?
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário