A grande preocupação da escola é praticar a leitura e a escrita dos alunos. A escola segue os passos de sempre. Os alunos aprendem a ler e a escrever de forma mecânica. Não interagindo com o meio ou com o contexto social. A criança é alfabetizada sem estar inserida no mundo. Aprende a ler e a escrever sem a leitura do mundo.
A leitura na escola é sistemática. São ensinadas a gramática, as regras gramaticais e a leitura de mundo, de realidade é relegada a um segundo plano (se sobrar tempo).
Esse tipo de ensino é o produtor de muitos problemas que encontramos hoje, inclusive nós, de não entendermos o texto que nos é apresentado. De não conseguirmos dialogar com o autor e tampouco entendermos sua mensagem.
Muitas vezes, nós professores, encontramos dificuldades de nos fazer entender, devido ao sistema que nos afastou do mundo, da realidade. E essa dificuldade não está relacionada ao tempo de estudo e sim com a leitura mecânica a que nos habituamos.
A escola deveria ter a preocupação de interagir com o mundo do aluno, com os conhecimentos que ele traz, com seu meio social, com sua cultura.
Tenho um aluno que pertence a uma família de papeleiros e seu desenvolvimento em aula, seu relacionamento com os outros colegas, seu conhecimento de mundo é de certa forma superior aos demais coleguinhas. Ele tem uma visão e conhecimento muito superior a maioria dos alunos. Tem uma capacidade de contar e envolver os colegas em histórias, que me deixava de certa maneira confusa. Percebe-se que a leitura, interpretação de fatos e textos e produção de histórias têm muito a ver com o familiar, com o meio, com o social de cada um. Mesmo sendo de uma família muito pobre meu aluno interage com o mundo, com o outro. Ele está no mundo.
Acredito que o professor precisa refletir sobre a sua função social, precisa investir na história de cada um de seus alunos. O professor precisa trabalhar o contexto de seus alunos, precisa conhecer seus mundos.
3 comentários:
Olá, Elaine! Muito boa tua reflexão! O exemplo do teu aluno de família bem humilde me remeteu ao filme "quem quer ser um milionário". Já viste? No filme, todos ficam impactados com o conhecimento do menino e este detém estas aprendizagens todas por suas experiências de rua que aliás foram bem sofridas. Abraço, Anice.
Olá, Elaine! Sentimos falta das tuas contribuições. Sabes que o legal do processo é essa escrita semanal, não é mesmo? Estamos quase terminando um mês e ainda não postaste aqui. Estamos esperando, ok? Abraço, Anice.
Olá, Elaine:
Gostamos de ler tuas contribuições aqui no blog. Sabes que a exigência é uma postagem por semana para que o processo ocorra, portanto estamos aguardando novas reflexões, ok?
Abraço, Anice.
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