Quando temos necessidade ou vontade de conhecer ou aprender algo, criamos estratégias que nos farão buscar respostas aos nossos questionamentos.
Esta busca sempre partirá de uma dúvida que temos, e esta dúvida será a questão que norteará toda a nossa busca.
A dúvida será a nossa primeira certeza: Não sei, quero saber.
A dúvida nos fará criar novos questionamentos sobre o nosso tema, ou seja, nos farão encontrar e ter novas dúvidas.
Nossos questionamentos muitas vezes se mostrarão errados, mas em outras vezes se mostrarão certos. Este é também um caminho válido para o aprender, pois aprendemos muitas vezes com nossos erros.
Quando buscamos o aprender nos damos conta que o conhecer é muito mais do que decorar, memorizar ou repetir o conhecimento de outros, conhecer é mediar e estabelecer relações com o que se aprende.
Conhecimento é algo que deverá partir do interesse de quem quer conhecer.
Dentro de uma sala de aula, o professor será o mediador entre o aluno que quer conhecer e o objeto que quer ser conhecido, pois dentro de todo o processo de aprendizagem é necessário um agente externo ao próprio sujeito que aprende, e este objeto externo pode ser o professor, um livro, alguma mídia, dependendo do nível em que o educando se encontra.
Um Projeto de Aprendizagem é um grande recurso para fazer com que os alunos estabeleçam relações entre o conhecer e o que se quer conhecer. Mas sua validade está atrelada ao envolvimento dos alunos com o Projeto, pois este precisa ser do interesse do aluno, e precisa também de um envolvimento verdadeiro e de um professor interessado no processo.
Este professor não deverá facilitar o processo de aprendizagem, de conhecimento, dando temas prontos e assuntos que não sejam de interesse do aluno.
Penso que o preparo e conhecimento do professor no que diz respeito a pedagogia de projetos será o grande responsável para o êxito de toda a caminhada.
Nesta caminhada onde existe um envolvimento verdadeiro e amoroso em direção ao conhecer tanto o aluno quanto o professor vão construindo, num processo contínuo, o conhecimento, pois o conhecimento estará envolto numa relação amorosa e as chances de dar certo, com certeza aumentarão e teremos assim alunos que se desenvolverão de forma crítica, autônoma e participativa.
Estes são os princípios ou objetivos que deverão nortear a pedagogia de projetos: aprender com o outro e com o meio favorecendo o conhecimento do outro, estabelecendo uma relação entre o outro, eu e o meio.
1 comentários:
Olá, Elaine!
Com certeza, em qualquer aprendizagem, há a necessidade do envolvimento entre as pessoas e tendo amor, como bem disseste, é "meio caminho andado".
Quero te desejar boas vindas neste início de semestre.
Que este seja um período rico em aprendizagens e superações.
Nos vemos no polo dia 23/03.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário