domingo, 5 de setembro de 2010

Iniciando TCC

Tenho como objetivo nesta pesquisa aprofundar como se dá, como acontece e se realmente acontece a ética entre os pares, entre os envolvidos em todo o processo educacional. Mas não gostaria de ficar somente na ética, gostaria também de desenvolver o estético na educação, ou melhor, na sala de aula.

Paulo Freire seria o teórico de referência, pois lendo seus livros deparei-me com os seguintes problemas: o que seria Ética (na educação) para Freire e como o indivíduo (aluno e professor) a elabora.

No TCC a minha maior preocupação é analisar nas obras Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido como ocorrem em Freire estas questões:

  • Para Freire o que seria Ética e como ocorre?

  • O que fundamenta a teoria ética freiriana?

  • Como se dá nas obras citadas esta relação?

  • O que torna relevante o estudo das dimensões éticas no pensamento de Paulo Freire para uma mudança real e efetiva da escola e da sociedade?

Lendo Paulo Freire percebe-se a grande preocupação que ele tem com o problema ético na educação e este é visto em todas as falas do autor: o problema comportamental de professores em sala de aula.

A ética não é algo novo em salas de aula, mas penso que deveria ser estudado com mais rigor por nós professores. (Não quero dizer que não sejamos seres éticos, mas sim, que às vezes a esquecemos).

Paulo Freire preocupou-se em estabelecer relações de como a ética se realiza dentro do processo educacional, pois segundo ele, homens e mulheres são seres históricos-sociais e, então, capazes de comparar, valorar, intervir, escolher, decidir, romper e assim, portanto, tornando-nos seres que vivem dentro de um sistema ético.

O sujeito em Freire está inserido no mundo e tem a confiança de transformar este, num mundo onde homens e mulheres possam ter uma vida digna e justa.

Segundo Freire, para o verdadeiro professor torna-se impossível ensinar eticamente se este ensinar não seja seguido da estética, pois tanto aprendemos como ensinamos a aprender . Essa relação entre a teoria e prática é algo apaixonante em Paulo Freire.

Gostaria também de costurar algo que envolva a preocupação ética do professor com:

pesquisa,

atualização,

consciência de tempo e história.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elaine:

Teu tema é mesmo muito instigante e encontrarás muito material pela frente.

Imagino que terás que focar tua questão, já que é preciso uma delimitação.

Aguardarei esta semana tuas duas postagens referentes às interdisciplinas, certo?

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elaine:

Esperarei nesta semana mais três postagens tuas para que fiques em dia aqui no blog, certo?

Grande abraço, Anice.