segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Garimpando pelo mail da Luciane

Continuando minha viagem pelo mail da Luciane entrei no link de Artes em busca de algo sobre a Estética para que pudesse usar em meu TCC.

Encontrei o seguinte:

“Textos não são só aqueles formados por palavras e frases, que se encadeiam para ganhar sentido. Os grafites nas ruas, os comerciais da TV e as pinturas em livros e obras de arte são formados por sinais que precisam ser decodificados, lidos, para serem compreendidos. Somados aos textos verbais, essas linguagens ajudam os alunos a interagir com o mundo e a se expressar melhor.
Mesmo assim, por muito tempo, o ensino de Arte praticamente desconsiderou a necessidade de trabalhar a leitura de imagens e outros gêneros próprios da disciplina, sejam eles visuais, sonoros, corporais e, claro, textuais. Ainda hoje, a regra geral de boa parte das escolas é colocar os alunos para produzir sem que eles tenham um conhecimento adequado das obras artísticas.” (Disponível em: http//revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/arte-preciso-ensinar-ler-textos-palavras-525447.shtml).

Esse trecho esta dizendo a mesma coisa que Freire também diz, mas com alguma variação. Enquanto que em Freire a leitura de mundo procede a leitura da palavra, o texto da Nova Escola diz que para criar artisticamente o aluno precisa conhecer e interagir com o seu mundo.

Leitura de mundo em ambos é fundamental para uma prática consciente e dinâmica que expressa algo vindo do educando e não do educador.

1 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Elaine:

Realmente, muitos desconsideram o significado que tem por trás das artes e, dessa forma, não tratam de dar sentido a isso.

Grande abraço, Anice.