sábado, 17 de maio de 2008

Visão de mundo e representação

Meus alunos têm uma visão de mundo e o representa de forma extremamente crítica. Questionam toda a informação recebida. Penso que essa característica não é uma característica particular da Turma F41 da E.T.E. Marechal Mascarenhas de Moraes, ou mesmo dos alunos da minha Escola e sim algo bem universal, pois é pertencente a todas as crianças, segundo diversos autores especialistas em desenvolvimento infantil. O que vai diferenciar uma criança de outra é a representação de mundo, pois é algo pertencente, acho, posição, minha, a classe social a que cada criança pertence.
Quando chega na escola essa representação vai se uniformizando, conforme a representação de seu professor ou mesmo da Filosofia que a escola adota (e isso será o grande diferencial!). Não podemos negar que o modo que uma criança representa o mundo está diretamente ligado à representação de mundo do adulto. Recebemos em nossa Escola crianças de várias Escolas e percebe-se a importância da escola na forma em que acriança faz suas representações. Algumas de maneira muito rica e com conceitos bem estabelecidos, outras sem conceitos nenhum e outras já em processo de construção.Como lemos muito em aula (jornais, revistas, editoriais ...) e peço sempre para eles opinarem sobre o tema lido, isso vai ampliando suas visões de mundo e, às vezes, confirmando e alterando suas representações, ao mesmo tempo em que facilita suas elaborações de conceitos, até mesmo a sua reformulação, nas diferentes áreas de aprendizagem, tanto em matemática como em qualquer outra área de conhecimento.

1 comentários:

Tutora Daisy disse...

Elaine,
essa criticidade depende muito da escola. Tem alguns lugares que não gostam dessa pedagogia da pergunta e seguem uma linha mais tradicional, ainda, que é da pedagogia do silêncio. Então, que bom que seus alunos questionam. Isso nos instiga e mostra que eles estão interessados. Aí entra nossas provocações e desafios para que eles avancem no processo de aprendizagem. A representação de mundo tem a ver com o contexto, não necessariamente com a classe social, embora isso também tenha influência, mas cada família funciona de um jeito, não é? É complicado determinarmos essa questão, ou seja, que todos da classe social X terão uma representação de mundo de um jeito, mas, como eu dise, tem uma considerável influência.
Essa uniformização, ou formatação das crianças que é o problema. A diversidade de opiniões é o que faz crescer. A escola e o modo de trabalho dele tem grande impacto sobre as crianças. Um professor pode marcar muito uma criança positiva ou negativamente, como você comentou. Entretanto, é difícil que a criança não venha com algum conceito ou algumas concepções, hipóteses, mesmo que não sejam corretas.
Achei muito bom a sau prática de incentivar a leitura em aula. Isso é fundamental.
Ótima reflexão! Parabéns!!!